PESQUISA

Arquivo Histórico

Entre os documentos do Arquivo Histórico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, estão os manuscritos de partituras (muitos deles utilizados pela Orquestra na época de sua fundação), recortes de jornais, fotos, vídeos, programas de concerto, instrumentos, estatutos, material contábil e administrativo.  

Destacamos  um documentário através da imprensa escrita sobre a OSRP, desde 1938, o ano da fundação da Associação Musical de Ribeirão Preto, até 1941, e alguns recortes de outros anos foram colecionados e organizados por Max Bartsch, fundador e primeiro presidente da Orquestra. Os filhos de Bartsch presentearam esse material ao Dr. Camilo Mércio Xavier, outro diretor fundador que, em 1985, doou-os à Orquestra Sinfônica. A restauração e reorganização desse rico e importante material foi executada por Myrian de Souza Strambi, na mesma ordem conferida por Max Bartsch, visando perpetuar a história da OSRP no ano de seu Jubileu de Ouro (1988).

A contratação de uma arquivista assistente para pesquisas históricas, feita pela OSRP, em junho de 2008, demonstra o interesse dos dirigentes na consideração e publicação dos fatos históricos da OSRP, por intermédio do seu veículo oficial de divulgação, a Revista Movimento Vivace. Assim, a existência real do Arquivo da OSRP e suas informações sobre o passado passaram a fazer parte do presente, uma vez que esse conhecimento chega aos músicos e funcionários e a todos os que acompanham as apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Em novembro de 2008, o Arquivo Histórico da OSRP foi por nós representado, no I Encontro de Centros de Documentação e Memória de Ribeirão Preto e Região, realizado pelo SESC, Fundação Theatro Pedro II e USP-RP.

Estamos organizando o acervo documental do Arquivo Histórico da OSRP para garantir a preservação e o conhecimento da história da OSRP e da história da música de Ribeirão Preto para os estudantes, pesquisadores ou interessados. Contamos com a colaboração da população para que doem programas de concertos, partituras, jornais, instrumentos, fotos ou vídeos que possam ser importantes para a história musical de nossa cidade. Para entrar em contato ligue 3610-8932 ou venha até a sede da OSRP, à Rua São Sebastião, 1002. Centro – Ribeirão Preto, SP.

A partir do Arquivo Histórico da OSRP, pretendemos a criação de um Centro de Documentação e Memória para que seu acervo seja preservado e disponibilizado para toda a população, considerando a importância da Orquestra como patrimônio cultural, musical e histórico de Ribeirão Preto.

 


Gisele Laura Haddad - Musicóloga, doutoranda em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP-SP, mestre em música pelo Instituto de Artes da UNESP-SP (2009). Formada em Piano Popular pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM/SP (2006). É membro do Grupo de Pesquisas do CNPq intitulado Musicologia Histórica Brasileira. Atualmente trabalha como professora do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade de Ribeirão preto/UNAERP e como arquivista assistente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) onde atua na pesquisa do acervo histórico desta Instituição. De setembro de 2009 a dezembro de 2012, trabalhou na cobertura fotográfica e edição de textos para a revista Movimento Vivave, veículo de divulgação oficial da OSRP, função que voltou a exercer desde outubro de 2013. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto (1996).