PESQUISA

Livro

Jubileu de Brilhante - Os 75 Anos da Associação Musical de Ribeirão Preto (1938-2013)

Numa manhã de domingo do ano de 2010, ao assistir o grupo de chorinho no Museu do Café, o jornalista Ferraz Jr. me chamou para conversar. Propôs escrevermos um livro onde uníssemos nossos conhecimentos adquiridos através das pesquisas “A Criação da Orquestra Sinfônica na Ribeirão Preto dos anos de 1930”, concluída por Ferraz em 2007, como pré-requisito para obtenção de título de Especialista em História, Cultura e Sociedade no Centro Universitário barão de Mauá e a minha dissertação de Mestrado “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social”, concluída em 2009 no Instituto de Artes da UNESP em São Paulo.

Gostei da ideia e logo iniciamos os primeiros capítulos. Sabíamos que em 2013 a Associação Musical completaria seus 75 anos, e tomamos como esse o prazo para finalizar o trabalho.

Diante dos desafios que envolvem a publicação de um livro, a então vice-presidente da Associação Musical, Dulce Neves, tomou a frente e iniciou a coordenação de um projeto que no início deste ano foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC e assim está sendo concretizado o Livro Comemorativo “Jubileu de Brilhante, 75 anos da Associação Musical de Ribeirão Preto” em fase de revisão a partir de junho e que tem por objetivo registrar a história desta instituição, mantenedora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

O projeto doou os exemplares do livro à Associação Musical de Ribeirão Preto e esta, por sua vez, irá presenteou seus sócios e patrocinadores.

Além de ser obra comemorativa, o livro é um documento histórico importante porque reúne informações dispersas em inúmeras fontes documentais e depoimentos de personagens importantes que fizeram parte da Orquestra ao longo desses anos e também irá aglutinar um rico acervo fotográfico.

  São 10 capítulos com a história da cidade, da música, da Associação Musical, que contempla também a história das sedes da entidade, registro das produções culturais já realizadas pela Associação e das atividades atuais, como a Escola de Canto Coral, os conjuntos musicais e os projetos sociais, como o “Juventude Tem Concerto” e o “Tocando a Vida”, dos CDs já gravados pela Orquestra entre outros assuntos.

O livro “Jubileu de Brilhante – 75 anos da Associação Musical de Ribeirão Preto” conta com prefácio do Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto e apresentação da Prof. Dra. Lílian Rosa, coordenadora do grupo de pesquisa do Inventário Nacional de Referências Culturais em Ribeirão Preto - Rede de Cooperação Identidades Culturais, com revisão historiográfica de Tânia Registro, revisão gramatical de Matilde Leone e fotografia/tratamento de imagens de Daniel Basso. Será publicado pela Editora Coruja através da Gráfica São Francisco com Assessoria de Imprensa da Texto e Cia.

O lançamento aconteceu no dia 30 de novembro de 2013 no Theatro Pedro II, dentro do Concerto Internacional daquele mês.

 

Gisele Laura Haddad - Musicóloga, doutoranda em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP-SP, mestre em música pelo Instituto de Artes da UNESP-SP (2009). Formada em Piano Popular pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM/SP (2006). É membro do Grupo de Pesquisas do CNPq intitulado Musicologia Histórica Brasileira. Atualmente trabalha como professora do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade de Ribeirão preto/UNAERP e como arquivista assistente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) onde atua na pesquisa do acervo histórico desta Instituição. De setembro de 2009 a dezembro de 2012, trabalhou na cobertura fotográfica e edição de textos para a revista Movimento Vivave, veículo de divulgação oficial da OSRP, função que voltou a exercer desde outubro de 2013. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto (1996).