PESQUISA

Sinfônica de Ribeirão abre temporada 2020 com ópera Orfeu e Eurídice

13 Mar 2020

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) leva ao palco uma história da mitologia grega na abertura da temporada 2020. Inspirada na história de amor de Orfeu e Eurídice, a ópera, com produção totalmente ribeirão-pretana, terá récitas em março, às 20h, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto. A regência ficará por conta do maestro Reginaldo Nascimento, que celebra, em 2020, o décimo ano de sua carreira como regente na Sinfônica de Ribeirão.

A obra do compositor alemão C.W. Gluck (1714-1787) retrata a trágica história de amor entre os personagens da mitologia. A amada de Orfeu falece e ele acaba entrando no universo dos mortos para tentar trazer Eurídice de volta. A ópera que abre a programação 2020 da Sinfônica de Ribeirão terá a participação do coro do Projeto Tocando a Vida, dos solistas Felipe Rissatti (Orfeu), Mariana Cunha (Eurídice) e Janaina Lemos (Amore). A diretora de cena para esta montagem será a docente do Departamento de Música da USP Ribeirão Preto, Yuka Almeida Prado. O concerto terá apresentação de balé com coreografia dos bailarinos Elydio e Marisol Gallo Antonelli.

O coro, composto por 12 vozes, já iniciou os ensaios com a regente de coro da OSRP, Snizhana Drahan: Blanche Amancio, Marta France, Melissa Tumbert, Nanci Nascimento (sopranos), Dayane Hernandes, Fernanda Onofre, Janaina Fioravante, Lígia Massini Pinto (contraltos), Eduardo Reis, Luiz Paulo Motta (tenores), Fernando Munhoz, Luciano Mendes (baixos).

O programa é uma realização do Ministério da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura.

PROGRAMA

AGENDA – Abertura da temporada 2020 - C. W. Gluck - Ópera Orfeu e Eurídice
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Coro Projeto Tocando a Vida
Dia
: março - Horário: 20h30 - Local: Theatro Pedro II
Regente: Reginaldo Nascimento