PESQUISA

MUSICO - Bogdan Dragan - clarineta

Bogdan DraganNascido na Ucrânia em 1972 em família de músicos, iniciou seus estudos aos 6 anos no conservatório como pianista e aos 10 anos como clarinetista.

Em 1991, Bogdan concluiu o Colégio Musical (um curso de clarinete de quatro anos) e, posteriormente, em 1996, se formou pela Academia Nacional de Música da Ucrânia P. I. Tchaikovsky (formação superior), em Kiev, na classe de clarinete de V. Tíchonov com as especializações: solista, regente de banda, músico da orquestra sinfônica e professor de clarinete.

Ainda no Colégio Musical, Bogdan começou a participar de concursos para instrumentos de sopro. Em 1990, no Concurso Nacional em Donetsk ele ganhou o Primeiro Prêmio. Além disso, sempre se interessou por outros instrumentos e por isso fez cursos de piano, violão, saxofone, baixo e bateria.

No decorrer dos anos, de 1991 á 1998, Bogdan trabalhou como clarinetista em várias instituições da capital da Ucrânia, entre elas: Teatro Pequeno de Opera e Balé de Kiev (primeiro clarinete), Orquestra de Câmara de Kiev (primeiro clarinete), Orquestra Folclórica “Rídni Náspivy” e Quinteto de Sopros da Filarmônica de Kiev, onde atuou durante sete anos, até vir para o Brasil. Com esse grupo, Bogdan participou de inúmeros concursos e festivais na Europa. Entre eles: “Concurso Internacional de Música de Câmara”, em Chmelnitsky (Ucrânia), onde ganhou com quinteto o Primeiro Prêmio; “Concurso de Música de Câmara” em Paris, em 1994, onde ficou diplomado, e um dos mais importantes “Festival de Wagner” na Alemanha, em 1995, onde fez cursos intensivos de música de câmara, de música sinfônica e de ópera.

Com os grupos e orquestras acima mencionados, Bogdan realizou várias turnês pelos países da Europa, Ásia e da América Latina; participando também de diversas gravações de CD.

Ao mesmo tempo, tendo a vontade de aprender a técnica de gravação de som, realizou o estágio de um ano (1996-1997) no Estúdio de Gravação de Rádio Central da Ucrânia com Prof. Dr. L. A. Bylchinsky.

Em 1997, Bogdan ingressou na pós-graduação na Academia Nacional de Musica da Ucrânia como clarinetista, mas não concluiu os estudos em razão de mudança para o Brasil. Durante um ano na pós-graduação conseguiu realizar dois concertos com o piano como solista (clarinetista) nas Salas de Concertos em Kiev.

Em 1998, Bogdan foi convidado pelo maestro Roberto Minczuk, para trabalhar na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde permanece até hoje. Em 2006, fez um curso como técnico de som pela Escola de Áudio Profissional CAM.

Durante os últimos anos, além do seu trabalho na OSRP, ele realiza gravações de áudio de diversos conjuntos instrumentais, vocais e orquestras na região. Ao mesmo tempo, Bogdan desenvolve um trabalho como arranjador, fazendo os arranjos e orquestrações para a orquestra e outros grupos musicais. Um dos últimos trabalhos realizados foi a preparação dos arranjos orquestrais para o CD “Clássicos Natalinos” gravado pela OSRP, sob a regência de maestro Cláudio Cruz, junto ao Coro da Escola de Canto Coral da Sinfônica de Ribeirão que foi lançado em dezembro de 2011.

 

Para baixar foto em alta resolução clique aqui.