PESQUISA

Tocando a Vida

Logo Tocando a Vida

Introdução
O Tocando a Vida foi desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), em parceria com a iniciativa privada. É credenciado a receber recursos por meio de projetos de Lei Rouanet e tem por objetivo descobrir e formar jovens talentos para a música erudita.

Justificativa
A iniciativa é inovadora na cidade, mas tem história na experiência da OSRP com a Instituição Aparecido Savegnago, de Sertãozinho-SP. Implantado em 2008, o projeto já demonstra importantes resultados, como a formação da Orquestra e Coro Juvenil da Instituição Aparecido Savegnago, que já se apresentam para a comunidade.

Visibilidade
Em Ribeirão Preto, a iniciativa pioneira envolve a Associação de Moradores do Jardim João Rossi, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio das Secretarias da Cultura e Educação, o RibeirãoShopping e a Orquestra Sinfônica.

Metodologia
O projeto consiste em oferecer aulas gratuitas de instrumento, canto coral e teoria musical. Os coordenadores do projeto são músicos da OSRP e alunos do curso de música da USP-Ribeirão e a regente do Coro OSRP, Snizhana Drahan.

Público-alvo
Este projeto é uma ação efetiva de inclusão social e cultural que já está levando a música erudita para crianças e jovens de condições econômicas desfavorecidas.

Núcleos
• Núcleo Sertãozinho-SP - projeto implantado em 2008 em parceria com a Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho.
• Núcleo João Rossi - implantado em 2011 no conjunto habitacional João Rossi, na zona sul de Ribeirão Preto-SP, em parceria com o RibeirãoShopping.
• Núcleo Ipiranga - projeto lançado em abril de 2012 no bairro Ipiranga, zona norte de Ribeirão Preto, em parceria com a RTE Rodonaves e Cia. Bebidas Ipiranga.

Apoio
A parceria com a iniciativa privada é que dá o verdadeiro sentido à música como instrumento de transformação. Este trabalho só é possível quando encontramos parceiros que acreditam em suas capacidades de devolver à sociedade o que de bom ela nos dá.
E são essas empresas parceiras que têm possibilitado o acesso à música erudita. E, mais que isso, é o exemplo de que a sociedade civil pode atuar positivamente na comunidade.

Para baixar os materiais de divulgação do projeto clique aqui.

 

 

 

Logo Governo Federal  Logo Ministério da Cultura    Logo RibeirãoShopping

 

Logo Savegnago   Logo RTE Rodonaves   Logo Cia Bebidas Ipiranga

 

Logo Usina Moreno     Logo Prefeitura de Ribeirão Preto

Apresentação

Apresentação

Cartaz do Tocando a Vida

Cartaz do Tocando a Vida

Banner Tocando a Vida

Banner Tocando a Vida

Folder Tocando a Vida

Folder Tocando a Vida