PESQUISA

Trabalhando e Cantando

Apresentação

A Escola de Canto Coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) apresenta o projeto “Trabalhando Cantando” voltado exclusivamente para empresas.

O projeto prevê aulas de canto e formação de coro entre colaboradores da empresa com objetivo de trabalhar as relações profissionais no ambiente de trabalho e formar novos coros para se apresentarem em diversas ocasiões, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Justificativa

Historicamente, o homem sempre cantou. O canto desempenhou papel importante no desenvolvimento das civilizações em vários campos: na cultura, na religião, no trabalho etc.

Ainda hoje, o homem continua cantando, profissionalmente ou não, seja em casa, no trabalho, nas horas de lazer, em ocasiões e por motivos variados, para comemorar alegrias ou para celebrar tristezas, para protestar, para reverenciar. Enfim, o canto está em situações diversas como festas populares, familiares, culturais, cerimônias de todo tipo, desde encontros informais até grandes acontecimentos mundiais.

Cantar também tem sido uma atividade indicada com fins terapêuticos ou com objetivos motivacionais. No ambiente de trabalho, o canto vem sendo cada vez mais inserido com objetivo de despertar e criar laços de relacionamento saudáveis, evocar a criatividade, aliviar tensões comuns no dia-a-dia e promover o espírito colaborativo, a amizade, a atuação em grupo. Afinal, desde o surgimento da humanidade, o homem canta enquanto trabalha, daí que o papel desta atividade nas empresas tem se tornado estratégico no desenvolvimento e construção de relações profissionais proativas.

Projeto

Este projeto consiste em formar grupos de cantores nas empresas e constituir um coro que possa se apresentar tanto na própria empresa, quanto em eventos/festividades realizadas na cidade.

A preparação é feita em uma aula semanal, com duração de 1h30, realizada nas dependências da empresa para os interessados, em horário a ser planejado conforme disponibilidade da empresa.

Para isso, é preciso uma sala com cadeiras. O Arquivo Musical da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto disponibilizará fotocópias das partituras que serão trabalhadas em aula. Teclado e equipamento de som para as aulas/ensaios são disponibilizados pelo regente do coro.

Os ensaios são ministrados por cantores-professores e o coro tem orientação e supervisão da maestrina Snizhana Drahan.

O coro terá um repertório variado que possibilite apresentações em festivais de corais, ao lado de outros grupos. As aulas incluirão ensaios de repertório erudito, MPB, canções tradicionais brasileiras e estrangeiras etc.

Os novos cantores serão preparados para integrar outros coros da cidade para apresentações artísticas ou em datas festivas, em teatros, igrejas, em concertos etc.