Série Concertos Internacionais em homenagem aos 165 anos de Ribeirão Preto

19 de junho de 2021

Sinopse

Concerto em formato de live, no palco do Theatro Pedro II, em homenagem ao aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto.

Regência: Reginaldo Nascimento

Solista: Diego Adinolfi

Currículo do solista:

Diego Adinolfi Vieira iniciou seus estudos no violino com 7 anos de idade, tendo como primeiro professor particular seu pai.

Em 2007, ingressou no Instituto Pão de Açúcar, onde teve a oportunidade de participar com a orquestra em turnês por diversos países, como Argentina (2009), Estados Unidos (2010) e Itália (2011), além do Encontro Juvenil realizado em Foz do Iguaçu, pelo mesmo instituto. Recebeu uma bolsa de estudos, com certificado, de 2 meses na Berklee College of Music (Boston/EUA) e também cursou temporariamente a Universidade de Santa Marcelina.

Já realizou diversas masterclasses com professores como Carmelo de Los Santos, John Thorne (professor e diretor da Royal Academy of Music), Ágata Szymczewska, entre outros.

Como experiência orquestral, participou de concertos como spalla na Orquestra Experimental de Repertório, foi spalla da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, é integrante da Camerata SESI de Espírito Santo e da OSES (Orquestra Sinfônica do Espírito Santo). Atualmente faz especialização no instrumento com os professores Claudio Cruz e Gabriela Queiroz e cursa licenciatura em música na Universidade Metropolitana de Santos.

Em 2017 participou do programa Prelúdio, da TV Cultura, em São Paulo. Foi vencedor do prêmio da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (Ernani de Almeida Machado) no ano de 2018. Foi solista, em 2019, em concerto na Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo.

Programa:

W. A. MOZART (1756-1791) - Concerto para violino n° 5 em Lá maior

F. SCHUBERT (1797-1828) - Sinfonia n° 5 em Si maior D 485

Transmissão:

Facebook e YouTube da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II