Coros

Snizhana Drahan

Regente de coro

Nascida a Ucrânia, aos 17 anos iniciou sua carreira de regente como fundadora de um coral feminino na Academia de Agronomia (Ucrânia). Com este coral fez concertos na Polônia (em 1993) e na Inglaterra (em 1994) com repertório de música folclórica e popular da Ucrânia.
Em 1994, Snizhana concluiu o Colégio Musical (curso de regência coral de quatro anos) e, posteriormente, em 1998, se formou em regência coral pela Academia Nacional de Música da Ucrânia P. I. Tchaikovsky em Kiev.
Como regente no Grande Coral Infantil da Fábrica de Aviões Antonov. Também durante um ano foi regente estagiária no Coro da Academia Nacional de Música da Ucrânia trabalhando com obras para coro e orquestra.
Trabalhou como Professora de Regência Coral da Faculdade de Música da Universidade de Pedagogia (Ucrânia).
Fundou o Coral Magnificat no Brasil, com o qual organizou inúmeros concertos na cidade e região de Ribeirão Preto como “200 anos de nascimento de H. Berlioz” (2003), “250 anos de nascimento de W.A. Mozart” (2006), concerto pelo projeto “KULTURFEST – estação alemã” junto à OSRP (2008) entre outros. Com este coro realizou a gravação de CD “Hinos cívicos da região de Ribeirão Preto” junto a ALARP. Em 2008 Coral Magnificat participou no concerto em comemoração aos 70 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto que aconteceu no Theatro Pedro II.
Em 2007, Snizhana defendeu a dissertação na Universidade de São Paulo, em São Paulo, na área de musicologia, tendo como o tema: “Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral – método e formação”.
Em 2008 participou como solista no Concerto de Natal da OSRP.
Desde agosto de 2008 ela desenvolve intenso trabalho pedagógico na área de canto coral na Escola de Canto Coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sendo coordenadora, regente e professora de canto da mesma.
Em 2009 o Coro de Câmera da OSRP, sob regência de Snizhana, fez uma turnê pela Argentina, apresentando-se no Festival de Coros em Gualeguay e no Salão Dourado em Buenos Aires, e pela Ucrânia (2010), participando no Festival de Música Folclórica e Festival de Música Religiosa.
Em 2014 Snizhana defendeu a Tese em nível de Doutorado na FMRP-USP com o tema “Análise multidimensional da classificação vocal feminina”.
Nos últimos anos Snizhana desenvolveu como proponente, coordenou e participou em vários projetos musicais apoiados pelo Programa de Ação Cultural, entre eles: “Canto em qualquer Canto” - como proponente e regente; “Miniaturas de Tchaikovsky I” - como Direção Artística; “Pedro II para você. Pode entrar!” – como técnico responsável;
“Tocando a Vida” – como regente e professora; “O Canto da Alma” – como cantora.
Atualmente Snizhana está trabalhando como regente do Coro Adulto e Infantil no projeto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto - “Tocando a Vida”.

Coro Adulto

pessoas acima de 18 anos

Composto por pessoas acima de 18 anos que tenham aptidão para o canto, não tendo necessariamente conhecimento musical. Os coralistas recebem aulas de teoria e percepção uma vez por semana, na sede da Associação Musical. O coro realiza apresentações em asilos, escolas, hospitais e junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto nas séries Concertos Internacionais, Juventude Tem Concerto e Ciranda Sinfônica. É uma realização do Projeto Tocando A Vida.

Coro Jovem

crianças e jovens de 7 a 18 anos

Além da preparação vocal, as crianças têm aulas de teoria e percepção musical, que ocorrem na sede da Associação Musical de Ribeirão Preto, e aprendem músicas do repertório erudito e popular. O coro realiza apresentações em escolas, creches e centros culturais, e participa de concertos com a OSRP. É uma realização do Projeto Tocando A Vida.