Projeto Tocando a Vida, da Sinfônica de Ribeirão, promove encontro de coros infantojuvenis

Coro Infantojuvenil da Escola Waldorf "João Guimarães Rosa" Ribeirão Preto-SP O 1° Encontro de Coros Infantojuvenis promovido pelo Tocando a Vida será encerrado com uma apresentação da música “Fome Come” (Palavra Cantada) de todos os grupos juntos. O evento foi idealizado e tem coordenação do regente Luiz Paulo Motta dos Santos, responsável pelos coros infantil e juvenil da orquestra ribeirão-pretana. “Queremos mostrar como a prática de canto coral para crianças e jovens é interessante sob vários aspectos. O canto exige noções de música, envolve ritmo, matemática, trabalho em grupo, disciplina, cooperação, criatividade, controle verbal, atenção, humor e nossa intenção é mostrar que muitos grupos corais estão fazendo trabalhos maravilhosos”, diz o regente Luiz Paulo. “Ficamos felizes em participar do evento e queremos somar com os corais participantes neste encontro que é mais que pertinente neste momento porque, afinal, a música é transformadora e transcende todos os tipos de diferenças e é o que vamos mostrar juntos neste encontro”, diz o regente dos coros de Matão, o tenor Danilo Gomez.

Projeto Tocando a Vida O projeto recebeu o prêmio PNBE de Cidadania 2023, concedido pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais, na categoria “Empresa/Entidade Cidadã - Foco em Educação” por seu propósito, abrangência e consistência das ações e resultados do projeto Tocando a Vida, que proporciona inclusão sociocultural através de aulas gratuitas de música para crianças e jovens das regiões menos favorecidas de Ribeirão Preto.

O projeto tem nove núcleos em regiões periféricas da cidade e na sede as Sinfônica, com um total de 1.400 alunos em Ribeirão Preto, e oferece aulas gratuitas de prática de orquestra, canto coral e instrumentos musicais. Os coros infantil e juvenil do Tocando a Vida apresentam-se também em concertos e óperas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. O Tocando a Vida contribui com formação de plateia, socialização dos jovens e o desenvolvimento dos alunos em diversas disciplinas escolares. Prêmio PNBE de Cidadania Criado em 1992 para reconhecer ações que transmitem valores e princípios de cidadania, o prêmio tem duas categorias: empresário(a)/personalidade cidadã e empresa/entidade cidadã que tenham compromissos com o combate à desigualdade, desenvolvimento sustentável e/ou educação. A avaliação foi feita por júri independente.

Luiz Paulo Motta dos Santos Regente dos coros do projeto Tocando a Vida, no núcleo Sede da Orquestra Sinfônica, professor especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Barão de Mauá com Licenciatura Plena em Música pela Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto e integra o coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto desde 2013. É cantor e solista no coral da UNAERP, com o qual se apresenta regularmente no Brasil e já se apresentou na Espanha, Itália, Argentina, Paraguai, República Tcheca e Portugal. É professor de coral infantil no colégio Itamarati, de Ribeirão Preto, pianista no GRUV - Grupo Universitário Vocal da Unaerp, professor de música para a terceira idade no Centro de Convivência Fiúsa Day Care, em Ribeirão Preto, e ministra aulas de técnica vocal, teoria musical e iniciação ao piano.


 SERVIÇO

1° Encontro de Coros Infantojuvenis do Projeto Tocando a Vida
Quando: 26/10/2024, 16h
Local: Hub de Inovação Credicitrus, Av. Dr. Francisco Junqueira 1889, Ribeirão Preto

Entrada: gratuita